Os caminhos-de-ferro austríacos (ÖBB) abriram o novo terminal intermodal Viena Sul. Situada a sul da capital, com acesso desde a auto-estrada S1, a infra-estrutura começou a ser construída em 2013 para substituir o terminal Viena Noroeste, situado numa zona residencial.

terminal_wien_sued_c_oebb_sturm

O novo terminal, que é operado pela Terminal Service Austria, subsidiária da ÖBB Infra, conta com dois guindastes de pórtico, que servem quatro vias com 700 metros de comprimento electrificadas (para evitar o uso de locomotivas diesel na entrada e saída do terminal).

Está já prevista uma segunda fase para o Viena Sul, na qual serão adicionadas quatro vias para comboios intermodais com dois guindastes de pórtico e vias adicionais para cargas gerais e logística. A capacidade actual do terminal é de 210 000 TEU, volume que duplicará na segunda fase.

As obras para o terminal Viena Sul implicaram a remodelação da estação próxima de Blumental. Esta dispõe agora de quatro vias dedicadas ao tráfego ferroviário de contentores, que se juntam às destinados a passageiros. Previstas estão também linhas para comboios de carga geral e a granel.

 

 

 

Os comentários estão encerrados.