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Autarquia e IP querem estação intermodal em Coimbra-B

por T&N
10/01/2023
em Infra-estruturas
1
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A Infraestruturas de Portugal e a Câmara de Coimbra apostam em recuperar o acordo de 2010 para transformar Coimbra-B numa estação intermodal.

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou a proposta de protocolo de cooperação com a Infraestruturas de Portugal (IP) para a elaboração de estudos para um plano de pormenor da futura estação intermodal, numa área de intervenção de 141 hectares.

O protocolo recupera o acordo já estabelecido em 2010 entre as duas entidades, quando se perspectivava a requalificação da estação ferroviária de Coimbra-B, no âmbito do projecto de Alta Velocidade que na altura ficou parado.

O novo acordo estabelece os passos e responsabilidade na elaboração de um plano de pormenor de toda a área de intervenção, que será de 141 hectares, mas que vai reflectir “sobre uma área mais abrangente de 273 hectares, incluindo toda a zona ribeirinha, Alta e Universidade de Coimbra”, realçou a vereadora com o pelouro do urbanismo, Ana Bastos, citada pela “Lusa”.

Segundo a vereadora, o plano de pormenor terá como base o estudo urbanístico da zona que está a ser desenvolvido pelo gabinete de arquitetura liderado por Joan Busquets, arquitecto catalão contratado no Verão passado pela IP para esse efeito e que foi o autor do plano de 2010 para Coimbra-B.

“Em 2010, foi um plano de urbanização, agora será um plano de pormenor, o que implica uma escala mais apertada e detalhada”, salientou Ana Bastos, referindo que, face aos vários trabalhos que serão da responsabilidade do município, alguns poderão ser adjudicados a entidades externas.

A autarquia ficará responsável pela proposta técnica de desenvolvimento do plano, pela discussão pública, aprovação e publicação do plano, mas também por trabalhos como a execução da cartografia, estudos de tráfego, mapa de ruído e estudos ambientais. Já à IP competirá o desenvolvimento do estudo urbanístico de suporte ao plano de pormenor.

De acordo com a vereadora, o plano de pormenor deverá estar concluído em menos de um ano, acreditando que, desta vez, ao contrário de em 2010, o projecto de Alta Velocidade irá para a frente.

 

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Comentários 1

  1. luis pereira says:
    3 semanas atrás

    Será que a conclusão das linhas da Beira Alta e Beira Baixa só termina em 2025 atrasando ainda mais inicio d obra do terminsl ferroviario em Famalicão pela MEDWAY ? Seria vergonhoso !

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