A Metro do Porto recebeu duas propostas para o fornecimento dos autocarros e das instalações de produção de hidrogénio verde e energia eléctrica para o Metrobus (BRT) do Porto.
Um dos candidatos é um consórcio que integra,. entre outros, a Caetanobus, a DST Solar e a Dourogás. A outra proposta é da CME – Construção e Manutenção Eletromecânica. O preço do base deste concurso para o Metrobus do Porto é de 27,48 milhões de euros.
Em causa está o fornecimento de 12 autocarros articulados movidos a hidrogénio verde (com uma lotação mínima de 130 passageiros e uma autonomia mínima de 350 km), e das infra-estruturas técnicas de produção de hidrogénio verde e de energia eléctrica de fonte renovável, a instalar em várias estações da STCP, para abastecimento da frota do BRT e não só.
O Metrobus do Porto prevê duas linhas, uma entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, já em fase de construção, e outra entre a Rotunda da Boavista e Anénoma (na fronteira entre o Porto e Matosinhos). que ainda irá a concurso. Ambas deverão estar operacionais no Verão do próximo ano.
Os estudos de procura apontam para mais de 9 milhões de clientes no primeiro ano de operação, dos quais 4 milhões serão conquistados ao transporte individual.
O investimento total no sistema é de 66 milhões de euros, totalmente financiado pelo PRR.