Sábado, Janeiro 28, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Autoeuropa escoa “excesso” de produção por Leixões

por T&N
12/12/2022
em Destaque, Ferroviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A partir de amanhã, o porto de Leixões receberá um comboio diário carregado com automóveis da Autoeuropa, anunciou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Manuel Novais, administrador da Rodocargo.

Depois de um primeiro teste, bem sucedido, na passada quarta-feira, arranca, amanhã, terça-feira um serviço regular de transporte de veículos automóveis entre a fábrica da Autoeuropa, em Palmela, Setúbal, e o porto de Leixões, para exportação.

No imediato, está prevista a realização de 50 comboios, à razão de cinco comboios por semana (um por dia, entre terça-feira e sábado). Cada composição será constituída por 23 vagões, que transportarão cinco carros cada, num total de 115 viaturas, adiantou o gestor da Rodocargo, empresa responsável pela montagem de toda a operação logística, que envolve também a Pecovasa e a Medway (que assegura a tracção).

Os veículos serão concentrados na doca Norte do porto de Leixões, junto à rampa ro-ro ali existente, para posterior embarque num navio ro-ro que os transportará para Emden. A ideia, adiantou Manuel Novais, é ” trazer cá um navio ainda antes do final do ano”, o que implica “acumular cerca de 2 400 veículos”.

A maioria da produção da Autoeuropa destina-se à exportação, e mais de 80% dos veículos são escoados pelo porto de Setúbal, chegando ali sobretudo por ferrovia, numa operação de três comboios diários também montada pela Rodocargo e com tracção da Takargo.

Porquê, então, a ida para Leixões? Manuel Novais justificou-a com as limitações do terminal sadino e com o excesso de veículos que há para escoar. Contextualizando, o gestor lembrou que, por causa da crise dos chips, muitos automóveis ficaram inacabados e foram parqueados em diversas instalações à espera dos componentes em falta. Agora é tempo de finalizar esses veículos, num fluxo que acresce à produção diária da fábrica da Autoeuropa.

Acontece, acrescentou, que o parque da unidade de Palmela no porto de Setúbal não tem capacidade para acomodar esse excesso de veículos, e daí a necessidade de encontrar uma alternativa em Leixões (que já serviu de solução de recurso, recorde-se, aquando da prolongada greve dos estivadores no porto sadino).

Ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, o responsável da Rodocargo sublinhou que a operação em Leixões representa vários desafios, desde logo, a falta de espaço para movimentar comboios de maior capacidade, mas também a falta de lugar para parquear um número substancial de veículos próximo do navio, para citar apenas duas. Mas mostrou-se esperançado em que esta operação – para já, limitada no tempo – sirva de aprendizagem para todos quantos poderão contribuir para melhorar as condições de operação de car carriers no porto nortenho, e de demonstração das potencialidades existentes junto da indústria automóvel nortenha, disse.

Porque, salientou Manuel Novais, Leixões poderá crescer no negócio do transporte de veículos, desde logo no tráfego intra-europeu, assumindo-se como alternativa a portos mais congestionados, nomeadamente os da vizinha Galiza.

Para já, e ao longo dos próximos três meses, deverão passar pelo porto nortenho perto de seis mil viaturas.

Notícias Relacionadas

Medway investe na revisão das locomotivas
Press Releases

Medway aumenta salários em 7,8% em 2023

26/01/2023
Leixões recebeu navio de cruzeiros de 315 metros
Cruzeiros

Leixões com recorde de cruzeiros em 2022

25/01/2023
Yilport cresce 36% nos contentores
Marítimo

Leixões ficou abaixo dos 15 milhões de toneladas

24/01/2023
A seguir
DB Schenker continua a cortar emissões

DB Schenker começa a preparar venda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Brasil concessiona Ferrovia Norte-Sul

Crescimento do Brasil recuará para 0,2% este ano

27/01/2023
Os portos portugueses – uma década perdida

A importância da carga e dos donos da carga

27/01/2023
Porto de Bilbau lança terminal de contentores

Porto de Bilbau lança terminal de contentores

26/01/2023
Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

26/01/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade