A Autoeuropa ganhou a “corrida” dentro do grupo Volkswagen para produzir o ID.1, o eléctrico low cost da marca alemã.
A fábrica de Palmela enfrentava a concorrência de unidades da Polónia e da Chéquia, mas hoje a marca anunciou a escolha pela Autoeuropa.
“Este automóvel vai ser construído na nossa fábrica em Palmela, Portugal”, disse o CEO da Volkswagen, Thomas Schafer, na sede da empresa, em Wolfsburg, citado pelas agências.
Com lançamento agendado para 2027, o ID.1 foi apresentado na semana passada. Trata-se de um citadino, com um comprimento de 3,88 metros e uma bagageira com 305 litros de capacidade. A velocidade máxima será de 130 km/h e a autonomia de, pelo menos, 250 quilómetros.
Será um modelo eléctrico low cost, com um preço a rondar os 20 mil euros.
A Autoeuropa, que em 2024 teve o seu segundo melhor ano de sempre, com a produção de 236 023 veículos, ganha assim um novo fôlego, depois de ter garantido também a produção da segunda geração doT-Roc, que deverá arrancar no segundo semestre deste ano.
O anúncio da VW é também uma boa notícia para a indústria nacional de componentes para a indústria automóvel, a braços com a quebra de procura nos mercados internacionais, em particular na Europa.
A Autoeuropa é reconhecida no seio do grupo Volkswagen como uma unidade industrial extremamente eficiente.