A Adif anunciou o concurso para a PPP da linha de Alta Velocidade que há-de ligar a capital espanhola a Badajoz e fará parte da ligação Lisboa-Madrid.
O concurso compreende a realização de projectos e a execução das obras de plataforma, montagem da via e instalações ferroviárias, assim como a manutenção por um período de 25 anos e o financiamento de parte dos investimentos.
A licitação das obras de plataforma, incluindo a manutenção da infra-estrutura, abrangerá 140 quilómetros da ligação cujos projectos já estão em fase de elaboração. Já a montagem da via e das instalações ferroviária abrangerá toda a linha, desde Pantoja (Toledo) até Badajoz, numa extensão de cerca de 450 quilómetros.
O investimento total previsto é de 3,8 mil milhões de euros, sendo 1,8 mil milhões relativos às obras da plataforma e da montagem da via, e dois mil milhões às instalações de energia, sinalização, telecomunicações fixas e móveis e de segurança.
A concretização da linha de Alta Velocidade Madrid-Badajoz (com ligação a Lisboa) é uma das obras previstas no Plano Extraordinário de Infra-estruturas (PEI) de Espanha e será realizada com recurso a um novo modelo de PPP.
De acordo com as regras divulgadas pelo governo de Madrid, a Adif participará sempre na empresa que vier a ganhar o concurso, que por sua vez terá de arrancar com um capital social de entre 5% a 10% do valor total do contrato.
O futuro concessionário receberá da Adif 40% do valor da obra ao longo da construção, sendo os restantes 60% (acrescidos de juros) pagos com recurso a divida de longo prazo. Acrescerá o pagamento pela disponibilidade da infra-estrutura, por um prazo de 25 anos a partir do início da operação.
A ligação de Badajoz à fronteira portuguesa está ainda dependente de estudos conjuntos da Adif e da Rave, e também, presume-se, do avanço da Alta Velocidade do lado de cá.