O Governo aprovou em Conselho de Ministros a autorização de uma despesa de 1,6 mil milhões de euros para o troço Oiã – Soure da linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa.
Em causa está a construção do segundo troço da primeira fase (Porto – Soure) da linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa. O concurso deverá ser lançado ainda durante o mês corrente.
O concurso para o primeiro troço (Porto – Oiã) foi lançado em Janeiro passado e já tem um vencedor “anunciado” – o consórcio liderado pela Mota-Engil -, uma vez que a proposta do consórcio liderado pela espanhola Sacyr não foi admitida.
O concurso para o troço Soure – Carregado, que representa a segunda fase da linha de Alta Velocidade, “está previsto para o início do ano de 2026, estando em fase de conclusão o Estudo Prévio e do Estudo de Impacte Ambiental, para sua submissão à Agência Portuguesa do Ambiente, para dar início à Avaliação de Impacte Ambiental”, refere um comunicado do Ministério das Infraestruturas.
No texto, o ministro Miguel Pinto Luz sublinha o forte co-financiamento hoje anunciado pela Comissão Europeia à primeira fase da Alta Velocidade Porto – Lisboa:
“O substancial apoio que a União Europeia aprovou para a primeira fase do projecto de Alta Velocidade vem confirmar que a estratégia que está a ser prosseguida é a mais correcta nas suas múltiplas dimensões. O Governo irá continuar a trabalhar de forma próxima com a União Europeia para garantir que o apoio financeiro para as restantes fases do projecto de Alta Velocidade, nomeadamente na ligação entre Lisboa e Madrid.”
Dos 813 milhões de euros hoje anunciados por Bruxelas, 249 milhões destinar-se-ão ao concessionário da PPP Oiã – Soure, visando cobrir os custos associados à construção, nomeadamente, da quadruplicação da Linha do Norte entre Taveiro e a entrada sul da Estação de Coimbra-B, (avaliada em 146 milhões de euros), para permitir o acesso dos comboios de Alta Velocidade à cidade dos estudantes.
2028 é o ano apontado para a conclusão da primeira fase da linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa.
Esperemos que o consórcio LUSO 100 % português ganhe musculo financeira para enfrentar a guerra com as MEGA construtoras espanholas querem ficar com o BOLO da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa. Lembro que já ganharam a primeira obra que inclui a construção da nova Ferreirinha !
… da nova ponte ” A Ferreirinha” …