A linha ferroviária de Alta Velocidade entre Madrid e Valência deverá estar operacional entre os dias 15 e 20 de Dezembro, anunciou o ministro do Fomento espanhol, José Blanco.

“Vai ser uma grande oportunidade para os madrilenos e valencianos, pois estarão ligados por cerca de uma hora e trinta minutos”, disse o responsável à “Telecinco”.

A entrada em serviço deste corredor, com 438 quilómetros de extensão, tornará a Espanha o país com a maior rede ferroviária de Alta Velocidade em operação no mundo. O novo serviço vai permitir ainda ligar por AV todas as capitais de Castilla-La Mancha.

Ainda em regime experimental, o primeiro comboio de Alta Velocidade chegará a Valência a 13 de Outubro, dando seguimento aos testes operacionais que se prolongam há já vários meses.

A Renfe prevê operar o novo serviço com 30 comboios AVE 102. O equipamento, construído pelo consórcio Talgo-Bombardier, tem capacidade para rolar a uma velocidade máxima de 330 km por hora e disponibiliza 365 lugares.

A operadora ferroviária pretende iniciar a exploração comercial do serviço com uma oferta de entre 13 a 17 comboios por dia, e a circulação de um comboio a cada hora nos períodos de ponta. A estimativa é transportar cerca de 2,8 milhões de passageiros por ano.

Comments are closed.