A linha de Alta Velocidade entre Meca e Medina, na Arábia Saudita, deverá estar pronta para arrancar a operação ainda este ano. A espanhola Talgo está já a realizar testes à linha, também conhecida como TGV do deserto.
Os testes arrancaram nos últimos dias, com um comboio monitorizado por computadores. Em dois dias, a composição atingiu uma velocidade média de 240 km/h. Com esta progressão e frequências, os engenheiros acreditam que a Alta Velocidade pode ser alcançada dentro de dias. Os testes são realizados num troço entre Kaec (King Abdullah Economic City) e Medina.
Para o consórcio, que é dominado a 80% por empresas espanholas (Adif, Renfe, Talgo, Cobra, Indra, Dimetronic, etc.), estes testes são um passo importante para saber a reacção dos comboios nas exigentes condições do deserto saudita.
Embora a entrada em operação possa ser adiada mais do que o expectável por incumprimento dos prazos de construção das estações, o consórcio espanhol acredita que terá, antes de 31 de Dezembro, a linha em modo operation service, ou seja, preparada para operar comercialmente e com os sistema e subsistema em pleno funcionamento.
Caso cumpra o prazo de 31 de Dezembro, o consórcio tem à sua espera um prémio de cerca de 35 milhões de euros, a pagar pelo governo saudita.
Entretanto, a administração do consórcio aprovou, em definitivo, os termos do acordo que põem termo às divergências com a Arábia Saudita sobre questões contratuais. Na prática, o acordo garante mais perto de 200 milhões de euros, a dividir pelos membros do agrupamento.