Arábia Saudita e Espanha chegaram a acordo sobre o prolongamento do prazo de construção da linha de Alta Velocidade que há-de ligar as cidades santas de Meca e Medina.
O Governo da Arábia Saudita aprovou, em definitivo, a extensão por 14 meses do prazo para que o consórcio espanhol que está a construir a linha de AV Medina-Meca termine a obra.
O serviço comercial do também conhecido como “TGV do deserto” deverá, agora, arrancar em Março de 2018 (ainda que alguns troços possam abrir ao tráfego antes do final do ano corrente).
O acordo sobre a conclusão os trabalhos da linha da Alta Velocidade prevê também o pagamento de 150 milhões de euros a companhias espanholas devidos por sobrecustos do projecto. A obra, avaliada em 6 736 milhões de euros, é o maior contrato de infra-estruturas alguma vez conseguido por um consórcio espanhol.
O acordo foi ratificado pelas autoridades sauditas após a visita do rei Felipe VI ao país, na qual foi recebido pelo monarca de Riade. A ratificação foi confirmada pelo ministro do Fomento espanhol, Iñigo de la Serna, no fórum económico que assinalou o fim da visita do rei de Espanha.