2 de Julho de 2017 é a data fixada para o início das operações do TGV Sud Europe Atlantique, entre Paris e Bordéus. Os testes à linha iniciaram-se esta semana.
Ao cabo de quatro anos de construção, a LGV (Ligne Grand-Vitesse) Sud Europe Atlantique está, finalmente, pronta, ou quase, para receber os primeiros TGV Euroduplex Atlantique que ali irão operar.
Pela frente estão ainda uns sete meses de testes intensivos da via, da superestrutura e de todos os equipamentos de segurança, sinalização e comunicações, que serão esforçados até ao limite, nomeadamente em termos de velocidade das composições (chegar-se-á a velocidades de 350 km/hora, contra os 320 km/h da velocidade comercial prevista).
Se tudo correr bem, a inauguração acontecerá a 2 de Julho. Se houver atrasos, a concessionária ficará sujeita a penas pesadas.
A SNCF planeia operar cerca de 30 comboios diários, em cada sentido, na nova linha, com serviços directos entre Paris e Bordéus a cada hora e a cada meia hora nos períodos de ponta. O tempo de viagem entre as duas cidades será reduzido das actuais 3h14 para 2h04. A distância entre Paris e Toulouse será percorrida em 4h09 e não já em 5h25.
O serviço será assegurado pelos novos TGV Euroduplex Atlantique e por “velhos” TGV duplex modernizados.
A SNCF prevê para 2019 que 2,3 milhões de passageiros usem o novo serviço.