A primeira fase da futura linha de Alta Velocidade Porto – Vigo devera estar concluída dentro de “seis a sete anos”, prevê Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP).
Questionado pelos jornalistas, em Vila Nova de Gaia, sobre a Alta Velocidade Porto – Vigo, Carlos Fernandes disse que está a decorrer “e já [está] avançada” a fase de estudos.
Segundo o responsável, a IP conta ter os estudos de impacto ambiental concluídos ainda este ano e que em Julho de 2026 seja lançado o concurso para dois troços: Campanhã – Aeroporto Sá Carneiro e Braga – Espanha.
Carlos Fernandes estimou que o processo relativo ao concurso dure cerca de ano e meio, seguido de cinco anos para construção. “Daqui a seis/sete anos prevê-se que a primeira fase do Porto – Vigo possa estar em operação”, disse .
A linha de Alta Velocidade Porto – Vigo, prevista para depois de 2030, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença.
O vice-presidente da IP falou aos jornalistas após a apresentação do Plano de Pormenor Estação de Gaia – Santo Ovídio – Projecto de Alta Velocidade Porto – Lisboa, uma estação que terá plataformas de mais de 400 metros de comprimento e será construída a cerca de 60 metros de profundidade.
A estação, a construir num terreno que não está a ser utilizado, perto da actual estação de metro de Santo Ovídio, terá dois edifícios de passageiros e ligação às linhas Amarela e Rubi do Metro do Porto, bem como a autocarros.
Na apresentação, Carlos Fernandes considerou que esta estação será a de “maior complexidade feita em Portugal” e, à margem, referiu que “sendo uma obra enterrada, complexa ao nível de engenharia, terá muito menos impacto à superfície”. “Será um túnel que atravessará Gaia, a estação estará mais ou menos no meio desse túnel, há muita obra enterrada, mas os impactos são muito localizados”, resumiu.
Esta obra integra o lote 1 (Porto – Oiã) da primeira fase da linha de Alta Velocidade Potro – Lisboa, cujo concurso foi lançado em Janeiro, enquanto o lote 2 (Oiã – Soure) deverá ser lançado ainda este mês. A fase 3 (Soure – Carregado) deverá ser lançada em 2026.
Sobre a fase 1, Carlos Fernandes disse que o contrato final deverá estar pronto até 1 de Julho de 2025, seguindo-se cinco anos para a construção. O valor base do troço todo (70 quilómetros) é de dois mil milhões de euros.
Esta fase inclui duas estações de Alta Velocidade: uma nova, a de Santo Ovídio, e uma requalificada, a de Campanhã. Para cada uma a estimativa de custo é de 60 milhões de euros.
O projeto de Alta velocidade Porto – Lisboa, que deverá ligar as duas cidades em cerca de uma hora e 15 minutos, é paralelo ao Porto – Vigo.
No total, segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa – Valença rondarão os sete a oito mil milhões de euros.
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