Quinze meses é o prazo previsto para a realização dos projectos da estação internacional de Elvas-Badajoz-. Sete milhões e meio de euros é o preço-base.
O concurso agora anunciado é da responsabilidade da portuguesa Rave/Refer e da espanhola Adif, no âmbito do Agrupamento Europeu de Interesse Económico – Alta Velocidade Espanha-Portugal.
De acordo com o comunicado emitido a propósito pela Rave, o concurso inclui a realização de vários projectos, nomeadamente: a estação de passageiros localizada no lado espanhol, a estação de mercadorias localizada no lado português, as acessibilidades rodoviárias à estação de passageiros a partir de Portugal, os dois viadutos sobre o rio Caia (um para via dupla em bitola europeia e outro para via única em bitola europeia) e as instalações técnicas.
O troço de via férrea em questão tem uma extensão total de cinco quilómetros, dos quais 2,6 km em Portugal e 2,4 km em Espanha. O troço compreende a linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid, para tráfego misto, e a linha Sines-Caia, exclusiva para mercadorias, em bitola ibéria.
O avanço do concurso da estação internacional Elvas-Badajoz, num investimento que será suportado em partes iguais pela Rave e pela Adif, reforça o compromisso de concretizar a linha de Alta Velocidade tal como previsto.
Do lado português ainda falta resolver a PPP Lisboa-Poceirão e iniciar as obras da PPP Poceirão-Caia. Em Espanha, di-lo a Rave, a maioria dos troços entre Badajoz e Talayuela já estará em obra ou em concurso de execução, e os restantes em projecto, e entre Talayuela e Pantoja todos os troços estarão em fase de projecto.
A estação internacional e bem assim a linha Lisboa-Madrid (ou, mais provavelmente, Poceirão-Madrid) deverão estar operacionais em 2013.