Segunda-feira, Maio 19, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Avança a modernização da Linha de Sines

por admin
29/06/2020
em Infra-estruturas
2
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou hoje os concursos para a modernização da Linha de Sines, entre Sines e a Linha do Sul, por cerca de 40 milhões de euros.

Um dos concursos diz respeito a um investimento estimado em 33,6 milhões de euros para “eliminar os actuais constrangimentos de capacidade e potenciar as condições de exploração e de segurança na Linha de Sines”, refere a a IP, em comunicado.

A empreitada a contratar implica a modernização do actual canal ferroviário da Linha de Sines, no troço entre Ermidas Sado e Sines, e engloba “trabalhos de via férrea, terraplenagem, drenagem, obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores, restabelecimentos, construção de uma nova estação técnica e modernização de estações existentes, instalações fixas de tracção eléctrica infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações”, entre outros trabalhos.

Está também prevista a substituição integral da “superestrutura de via”, uma nova “estação técnica ao km 141 e a alteração do ‘layout’ da estação de São Bartolomeu da Serra” para assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e optimização das condições de exploração.

Lertambém

Alta Velocidade: novo concurso mantém estação em Coimbra-B

Alta Velocidade: novo concurso mantém estação em Coimbra-B

23/04/2025
Centro e Salamanca pedem reforço do Corredor Atlântico

Centro e Salamanca pedem reforço do Corredor Atlântico

10/04/2025

Serão ainda suprimidas as passagens de nível da Abela (na Estrada Nacional 390) e da subestação de Santiago do Cacém (Estrada Nacional 121), com a construção de “obras de arte correntes e restabelecimentos”.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, foi igualmente publicado em Diário da República a contratação dos serviços de fiscalização, coordenação de segurança em obra e gestão técnica das empreitadas de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, no valor de seis milhões de euros.

A Infraestruturas de Portugal indica que o projecto global da “Ligação ferroviária Sines-Elvas”, que está inserida no “Corredor Atlântico das Redes Transeuropeias de Transportes”, tem por objectivo modernizar a infraestrutura  ferroviária existente, e, após a construção do troço Évora Elvas, estabelecer uma ligação directa entre Sines e Badajoz em oposição ao trajecto actual.

Notícias Relacionadas

IP lança quadruplicação da Linha do Minho
Ferroviário

IP lança quadruplicação da Linha do Minho

20/02/2025
IP lançará auditoria externa aos investimentos na ferrovia
Ferroviário

IP lançará auditoria externa aos investimentos na ferrovia

23/01/2025
IP lança projecto da Linha do Oeste até ao Louriçal
Infra-estruturas

IP adia Linha do Oeste para o final do ano

08/01/2025
A seguir
Ministro assume posição musculada na TAP

TAP perdeu 395 milhões de euros até Março

Comentários 2

  1. luís pereira says:
    5 anos atrás

    Se Deus quiser, em 2030 (10 anos depois do prometido por António Costa) já estará concluída a NOVA ligação ferroviária entre Elvas e o porto de Sines, obra será 100 % alentejana do início até ao fim e muitíssimo importante para todo o SUL de Portugal !

  2. Manuel F. Fernandes says:
    5 anos atrás

    Uma obra que chega com mais de 150 anos de atraso relativamente ao planeado por Fontes Pereira de Melo e D. Pedro V. Mas que finalmente nos desbalcanizará ferroviariamente da Europa, e criará condições para que os nossos portos se afirmem como Porta Atlântica da Europa Continental. Dois desafios ainda por enfrentar. A Plataforma Logística do Poceirão, autêntico Porto Seco e Nó de Interligação Ferroviária dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sines, à Rede Ferroviária Internacional e à Rede Transeuropeia de Plataformas Logísticas e a Terceira Travessia do Tejo Chelas-Barreiro, adiada desde 1889, que permitirá FINALMENTE o estabelecimento de um verdadeiro Corredor Ferroviário Norte -Sul e acabar com as actuais gincanas ferroviárias usadas actualmente nessa ligação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Porto de Aveiro investe em subestação eléctrica

Porto de Aveiro investe em subestação eléctrica

19/05/2025
Novo porto das Flores ficará pronto em 2030

Novo porto das Flores ficará pronto em 2030

19/05/2025
CMA CGM perdeu metade das receitas no trimestre

CMA CGM lucrou mais 42% no trimestre

19/05/2025
Medway “poupou” 120 mil toneladas de CO2

Medway “poupou” 120 mil toneladas de CO2

19/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados