A espanhola Avanza vai encaixar 1 075 milhões de euros pela gestão do Metropolitano de Lisboa e da Carris durante oito anos, avança a empresa em comunicado.

Avanza

“A Avanza [grupo ADO] apresentou a oferta mais bem avaliada pelo Governo português para gerir a Carris (empresa que explora os autocarros urbanos de Lisboa) e o Metro Lisboa. Trata-se de um contrato de 1 075 milhões de euros por oito anos de gestão do transporte urbano de Lisboa, que serve 260 milhões de passageiros ao ano”, indica na nota enviada às redacções.

O contrato pela gestão Carris é de 625 milhões de euros e o do Metro Lisboa valerá 450 milhões de euros.

A empresa espanhola refere que a Carris conta com 622 autocarros que prestam serviço a 120 milhões de passageiros por ano, espalhados por 70 linhas em Lisboa que percorrem, no total, 30 milhões de quilómetros anuais. Já o Metro de Lisboa serve 140 milhões de passageiros por ano, com 111 unidades triplas de Metro em quatro linhas e 55 estações.

“Este concurso é o resultado de muitos meses de trabalho e esforço das pessoas que formam esta empresa, para oferecer ao Governo de Portugal e à cidade de Lisboa a experiência e o serviço de grupo especializado em mobilidade, orientado para a satisfação dos utentes e dos cidadãos”, afirmou o presidente do Grupo ADO para Espanha e Portugal, Luís Fernando Lozano, citado na nota de imprensa.

Quem é a Avanza

A Avanza foi fundada em 2002, resultado da fusão de várias empresas do sector no país vizinho. É o segundo grupo privado espanhol no transporte rodoviário de passageiros e reclama a liderança no transporte público urbano rodoviário, serviço de transportes públicos interurbanos da área metropolitana de Madrid e em estações de autocarros.

Conta com uma das frotas mais modernas do sector, composta por de 1 900 veículos e emprega mais de 5 000 funcionários. Anualmente percorre mais de 150 milhões de quilómetros e transporta mais de 240 milhões de passageiros. O seu volume de negócios ascende a 436 milhões de euros.

Em Portugal, a Avanza está desde 2009 na gestão dos transportes urbanos da Covilhã e de Vila Real.

Quem é o Grupo ADO 

O grupo ADO é uma multinacional mexicana com 75 anos de experiência no sector dos transportes. Actualmente é o mais importante operador de transporte terrestre de passageiros do México.

O grupo transporta anualmente mais de 685 milhões de passageiros e percorre mais de 1 200 milhões de quilómetros. Tem uma frota de 10 000 autocarros e uma equipa de 29 600 colaboradores.

Há dois, o grupo mexicano adquiriu a Avanza espanhola.

 

» Avanza ganha Metropolitano de Lisboa e Carris

« Fectrans alerta para questões laborais na Avanza

Comments are closed.