A ampliação do Molhe Norte e o aprofundamento do canal de navegação serão o culminar da construção do “novo” porto de Aveiro, um processo que leva uma década e soma investimentos de 200 milhões de euros, afirmou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o presidente da APA, José Luís Cacho.
O concurso público internacional da empreitada para a ampliação do Molhe Norte e o aprofundamento do canal de navegação do porto de Aveiro será amanhã lançado, numa cerimónia com honras de presença do ministro das Obras Públicas e do secretário de Estado dos Transportes.
O processo deverá demorar três meses, devendo as obras iniciar-se no Verão, adiantou José Luís Cacho ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS. A conclusão está prevista “para o primeiro semestre de 2013”, acrescentou o presidente da APA.
Os trabalhos compreenderão o prolongamento do Molhe Norte em 200 metros, a definição de um novo canal de navegação com uma largura de 200 metros e uma quota de serviço de -12,5 metros, e a dragagem de um canal na zona de aproximação a -13 metros para garantir uma cota de serviço de -12,5 metros.
Quando concluídas as obras, o porto de Aveiro poderá ser demandado, em condições de segurança, por navios de maior porte, com comprimentos de até 200 metros e calados de até 10,5 metros.
Esta será “a última grande obra prevista no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Porto de Aveiro”, referiu o presidente da APA, e também “aquela que potencia todos os investimentos feitos até na construção de um novo porto”.
Ao longo de uma década o porto de Aveiro somou investimentos de “cerca de 200 milhões de euros”, traduzidos, “quer no aumento da capacidade, com a construção de novos terminais, quer na melhoria das acessibilidades terrestres”, onde se destaca a ligação ferroviária, sublinhou José Luís Cacho.
A melhoria das acessibilidades marítimas é a peça que falta no “puzzle”. Até porque, justificou o presidente da APA, os investimentos feitos no aumento da capacidade e o alargamento do hinterland só atingirão todo o seu potencial e só se será possível com a utilização de navios de maior porte, logo, com menores custos unitários e ganhos de escala.
Amanhã, antes do lançamento do concurso, em Ílhavo, o ministro António Mendonça e o secretário de Estado Carlos Correia da Fonseca participarão numa reunião com empresas exportadoras da região, onde o tema será, como não podia de ser, “Porto de Aveiro: contributo para a competitividade das exportações das indústrias da Região Centro”.