Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz propõem-se investir 2,975 milhões de euros na modernização dos seus sistemas de VTS.
O concurso agora lançado pelas administrações portuárias prevê um investimento de dois milhões de euros no porto de Aveiro e de 975 mil euros no porto da Figueira da Foz.
A modernização dos sistemas de VTS (que integrm tecnologia de Radar, de AIS (Automatic Identification System), RDF (Radio
Direction Finder), dados meteorológicos e comunicação rádio em VHF, e que permitem monitorizar o tráfego de navios nas proximidades dos portos, com isso garantindo a segurança da navegação) deverá contribuir para a captação de novos serviços marítimos para os dois portos, sublinha o comunicado emitido a propósito.
A adjudicação dos trabalhos deverá ocorrer em finais de Maio e e o prazo para a sua realização é de 270 dias (a contar a partir da outorga do contrato).
Ainda de acordo com o comunicado, o investimento na modernização do VTS do Porto de Aveiro será financiado por fundos comunitários no âmbito do Programa Sustentável 2030, até ao montante de 1,2 milhões de euros, encontrando-se à data aberto o respectivo Aviso para submissão de candidatura pela APA.