O Porto de Aveiro lançou ontem o concurso para a construção dos primeiros 200 metros de cais acostável da ZALI, para uso privativo da ASM Offshore.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, o investimento previsto é de 7,38 milhões de euros, a suportar pelo Porto de Aveiro, e o prazo de construção de 330 dias.
O novo cais servirá em exclusivo a unidade industrial de produção equipamentos eólicos offshore que o grupo ASM instalou nas ZALI do porto aveirense, num investimento de 29 milhões de euros. O contrato para a localização da fábrica do Grupo A. Silva Matos foi assinado em Novembro de 2017.
A fábrica está pronta a laborar, prevendo-se que transforme cerca de 35 mil toneladas/ano. A produção destinar-se-á essencialmente aos mercados externos, pelo que a instalação no porto e a disponibilização de um cais contíguo reduzem significativamente os custos logísticos.
O novo cais acostável desenvolver-se-á no alinhamento correspondente à frente marítima da ZALI. Serão, na prática, os primeiros 200 metros, contíguos ao Terminal de Graneis Sólidos, de uma frente com um total de 1 050 metros.