O Porto de Aveiro vai iniciar o processo tendente à melhoria das acessibilidades marítimas, já previsto no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em parceira com a Universidade de Aveiro, vai “avaliar medidas e obras que possibilitem a melhoria das acessibilidades marítimas, de forma a permitir o acesso a navios com maiores dimensões, em melhores condições de segurança e em qualquer condição de maré”, anunciou a administração portuária.
Os trabalhos iniciar-se-ão a 1 de Setembro e deverão prolongar-se por nove meses.
O PNI 2030, recorde-se, prevê o aprofundamento da barra, do canal principal de navegação e da bacia de manobras do sector Norte do porto de Aveiro para a cota de -14 metros (actualmente -12,5 metros) e a adaptação dos respectivos cais de acostagem.
A última intervenção na melhoria das acessibilidades marítimas do porto aumentou os fundos disponíveis para -12,5 metros, permitindo a entrada de navios de 200 metros de comprimento e -11 metros de calado. O primeiro desses navios escalou o porto em Janeiro passado.
As acessibilidades marítimas serão, de resto, o principal entrave ao crescimento mais acelerado do porto (que, ainda assim, tem somado recordes na movimentação de cargas). Espaço em terra não falta para a expansão e também ao nível das acessibilidades ferroviárias (já com uma ligação dedicada) estão previstas melhorias.
o porto de Aveiro tem de copiar o modelo de crescimento do porto de Leixões para crescer à boleia do Porto e do Norte, Parabéns Aveiro por perceber e agira rápido !