No início de 2022, o porto de Aveiro disporá de mais 45 hectares infraestruturados na Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI).
A Administração do Porto de Aveiro (APA) lançou o concurso para a infraestruturação da segunda fase da ZALI. O investimento previsto é de 5,9 milhões de euros, co-financiados em 44,67% pelo Fundo de Coesão, através do COMPETE 2020.
O prazo para a realização dos trabalhos é de 360 dias. Em causa está a construção dos arruamentos e das redes de águas, esgotos e prevenção de incêndios.
O avanço da infraestruturação da segunda fase segue-se ao investimento de 12 milhões de euros, concluído em Outubro, de retirada de 2,4 milhões de metros cúbicos de areias, a maioria depositada há anos na zona de expansão da ZALI.
No total, a ZALI do porto de Aveiro disporá de 73 hectares e de uma frente de cais de 1 050 metros. Os primeiros 200 estão em construção (deverão estar concluídos em Fevereiro do próximo ano) e servirão em exclusivo a fábrica da ASM Offshore, que já ali labora.
Em recente entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, a presidente do Porto de Aveiro, Fátima Lopes Alves, avançou que a administração portuária estará disponível para equacionar todos os modelos de negócio que favoreçam a instalação de empresas na ZALI.