O Porto de Aveiro e a Prio iniciaram mais uma fase do seu projecto-piloto de descarbonização portuária com o arranque dos abastecimentos das lanchas dos pilotos com biocombustível.
A lancha Triângulo, do Porto de Aveiro, foi a primeira a ser abastecida com o Eco Bunkers, da Prio, com 15% de biodiesel avançado produzido a partir de matérias-primas residuais.
De acordo com os promotores, o abastecimento com Eco Bunkers permite uma redução de consumos de até 10% e de emissões de gases de efeito de estufa de até 18%. Os testes agora iniciados servirão para comprová-lo.
Foi em Fevereiro do ano passado que se iniciaram no porto de Aveiro os testes de abastecimento de equipamentos portuários com biocombustível da Prio. No caso, a Aveiport (Grupo ETE) abasteceu vários dos seus equipamentos com Eco Diesel, também um combustível avançado com 15% de biodiesel produzido a partir de matérias-primas residuais, mas este compatível com todas as frotas rodoviárias, e que também reduz em 18% as emissões GEE.