Desde hoje, a AveiroBus opera com mais dez autocarros eléctricos, elevando para 14 o número de autocarros zero emissões, ou 45% da frota.
A compra dos dez autocarros eléctricos e dos cinco carregadores duplos representou um investimento de 4,5 milhões de euros da Transdev, concessionária do serviço da Aveirobus.
A autonomia das baterias é suficiente para que os autocarros operem todo o dia sem necessidade de recarregamentos, o que além do mais permite fazê-los em horas de vazio, com menores custos e menor exigência para a rede.
“Este é um momento estratégico para o Município de Aveiro e para a sua rede de transportes públicos, que em 2018 recebeu os primeiros três autocarros eléctricos e passa agora a contar com uma frota de 14 veículos com zero emissões de CO2. A CMA tem feito várias apostas ao nível da mobilidade sustentável, nomeadamente com o novo ferryboat eléctrico 100% português, que fará a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo, e que se encontra actualmente em testes”, sublinhou José Ribau Esteves, presidente da Câmara, na apresentação das novas viaturas.
Já o presidente do Conselho de Administração da Transdev, Sérgio Soares, destacou que “esta é uma aposta forte na melhoria do serviço que a empresa presta em Aveiro, tanto em termos de qualidade e conforto para os passageiros, como em poupanças energéticas e climáticas”. Mas, acrescentou, “além da descarbonização das operações, há outra prioridade que importa reforçar, que é o reforço da oferta dos transportes públicos. Só com mais oferta poderemos levar as pessoas a trocar o transporte individual pelo transporte colectivo e esse é um desafio que temos todos, enquanto sociedade, de entender e de promover”.