A partir de hoje, e durante duas semanas, a Aveirobus (Grupo Transdev) testará em condições reais o e.City Gold, autocarro urbano 100% eléctrico da CaetanoBus. O operador aveirense pretende ter autocarros eléctricos a operar a partir de meados do próximo ano.
“Este novo teste vai permitir avaliar a autonomia e a operacionalização deste autocarro 100% eléctrico na rede Aveirobus. Estamos neste momento a estudar a viabilidade económica e operacional da motorização eléctrica da nossa frota em Aveiro. Confirmada esta viabilidade teremos todo o interesse em prosseguir com um investimento desta natureza.”, referiu Pierre Jaffard, CEO da Transdev, na viagem inaugural, que contou com a presença do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.
Antes destes, a Transdev já realizou testes com um autocarro 100% eléctrico, na ligação entre a estação ferroviária e a Universidade de Aveiro, que provaram a autonomia do veículo.
Três autocarros custam 1,4 milhões
A Transdev é uma das operadores que contratualizou com o Governo apoios ao investimento em autocarros “limpos” no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR).
No caso, a candidatura visa a compra de três autocarros standard 100% eléctricos, com capacidade para transportar mais de 60 passageiros, que serão integrados na frota da Aveirobus.
O investimento estimado é de cerca de 1,44 milhões de euros, com o co-financiamento público a garantir 51,3% daquele montante.
Os novos autocarros deverão entrar ao serviço em Junho do próximo ano. Até lá haverá que realizar o concurso público, e é também para preparar esse processo que servem os testes de operação em curso.