A Avic vai repor o transporte público urbano e interurbano em Viana do Castelo, invocando um parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) para que operadores do grupo sejam “adequadamente compensados” pelo serviço.
Em comunicado hoje enviado às Redacções, o grupo Avic acrescenta que no parecer de dia 17, o regulador considera que o “impasse” criado em torno da actualização do valor das compensações por Obrigações de Serviço Público (OSP), atribuído às operadoras, ao abrigo do programa Incentiva + TP, “não pode, nem deve prolongar-se no tempo, pela incerteza que causa tanto nos operadores do grupo Avic, como nos passageiros”.
“O grupo Avic fará todas as diligências necessárias para que sejam integralmente respeitadas e cumpridas as recomendações da AMT. Esclarecida essa questão pela autoridade competente, que lhe dá o necessário conforto para ser compensado nos termos que sempre defendeu, o grupo Avic decidiu repôr em funcionamento, a partir do dia 25 de Junho [terça-feira], os serviços que suspendeu”, lê-se no comunicado.
Os serviços da Avic em Viana do Castelo estavam suspensos desde o passado dia 13, em resultado do desentendimento com a edilidade local sobre a actualização dos valores a pagar/receber este ano. Desde 2020, o valor pago pela Câmara de Viana do Castelo é de 250 euros, por dia, até 150 quilómetros percorridos. O grupo Avic pretende receber 285 euros, por dia, até 100 quilómetros percorridos.
Desde a suspensão de oito carreiras de transporte público urbano e interurbano em Viana do Castelo, o serviço passou a ser assegurado pela autarquia.