A belga B Logistics lançou o seu oitavo serviço ferroviário Green Xpress. O Sweden Express sai às terças, quintas e sábados de Antuérpia em direcção a Malmö, com um tempo de trânsito de 21 horas.
O Sweden Express apresenta-se como “uma alternativa rápida ao navio e um concorrente aos volumes de camiões”, de acordo com Jan Kilström, CEO da Green Cargo, que assegura as operações de última milha na Suécia. De acordo com as partes, há planos para este serviço ter ligações à Dinamarca e à Noruega.
Associado ao serviço Sweden Express, há um comboio “feeder” com partida do porto de Gent. Este serviço deverá aumentar a quota de mercado da ferrovia naquele operador portuário em 10 a 15%.
De acordo com a B Logistics, os serviços Green Express têm uma pontualidade “sem rival no mercado” de 95% e operam com apenas uma locomotiva, sendo providenciado “tracking” em tempo real.
“Estamos a observar os clientes a optarem pelos produtos Xpress, quando antes optavam pelo transporte rodoviário”, refere, no comunicado, o COO da B Logistics, Sam Bruynseels. “Continuamos a expandir a rede e iremos, além disso, aumentar a qualidade da primeira e da última milha na Bélgica”, acrescenta.
A B Logistics resultou da privatização do negócio de carga e logística da operadora pública belga SNCB.