Finais de Junho, ou mesmo Julho do próximo ano é o novo prazo apontado nos media para a entrega do primeiro B787 Dreamliner. A Boeing reconhece mais um atraso mas ainda não avança nova data.
O pesadelo parece não ter fim. O Dreamliner, um sucesso histórico de encomendas na fase do pré-lançamento tem já garantido também um lugar na história da Boeing, e da aviação comercial, pelos sucessivos atrasos no início da produção.
Um incêndio a bordo, durante um voo de teste, no início de Novembro, está a obrigar os engenheiros da construtora norte-americana a redesenhar vários componentes eléctricos e a melhorar software.
Resultado: a entrega do primeiro aparelho, destinado à Air France-KLM, que deveria acontecer algures no primeiro trimestre do próximo ano, terá de ser novamente adiada.
A Reuters avança a data de Junho ou Julho. O Les Echos fala no Verão. Mas há especialistas do sector que apontam para um atraso que pode chegar a seis meses, atirando para o terceiro trimestre de 2011.
Se os prazos tivessem sido cumpridos desde o início, o primeiro B787 Dreamliner deveria ter sido entregue em Maio de 2008.