O fundo de capital de risco Global Infrastructure Partners (GIP) e um consórcio liderado pela JP Morgan são os únicos candidatos à compra do aeroporto de Edimburgo. As propostas finais deverão ser apresentadas até ao final da próxima semana.
À partida, o GIP, que congrega o Crédit Suisse e a General Electric, estará melhor posicionado, uma vez que já gere os aeroportos de Londres-City e Gatwick, este último adquirido à BAA, sublinha a “Reuters”, citando uma fonte próxima do processo.
Na corrida está também um consórcio liderado pela JP Morgan, a que se juntou recentemente a Incheon International Airport, gestora do aeroporto de Seul, e o fundo de pensões dos professores dos EUA.
Pelo caminho ficou um terceirco consórcio, constituído pelo grupo Carlyle e pela capital de risco 3i.
A BAA está obrigada a vender o aeroporto de Edimburgo, depois de ter perdido o último recurso da decisão da Autoridade de Concorrência britânica.
A venda deverá gerar um encaixe bruto de uns 500 milhões de libras esterlinas, perto de 600 milhões de euros.
A BAA, participada pela espanhola Ferrovial, terá ainda de alienar o aeroporto de Stansted, também na região de Londres.