Em Junho, o valor médio do BAF nas ligações do Extremo Oriente com o Norte da Europa deverá atingir os 776 dólares/TEU, o valor mais alto de sempre, antecipa a Alphaliner.
O recorde actual data de Setembro de 2008, situa-se nos 766 dólares/TEU e foi fixado ainda pela conferência FEFC, entretanto extinta.
A Alphaliner calculou o valor médio da BAF de Junho a partir dos anúncios feitos por 12 companhias de navegação. Nessa amostra, a BAF mais baixa a praticar em Junho será de 703 dólares/TEU enquanto a mais alta chegará aos 832 dólares/TEU.
O aumento das BAF é justificado pelos operadores pelo acréscimo no preço do combustível. E, de facto, o preço actual está 30% acima do registado em 2010.
Porém, destaca a Alphaliner, nem sempre existe uma relação directa entre a evolução da BAF e da cotação do bunker. Segundo aqueles analistas, entre 2008 e 2011, o preço médio do combustível aumentou 186% ao passo que o valor médio da BAF para o Norte da Europa trepou 227%.
A Alphaliner recorda que a BAF foi instituída em 1974, na sequência do choque petrolífero, com o intuito de compensar os custos extraordinários das flutuações do preço do combustível. Mas a aplicação da regra nem sempre é linear. Entretanto há operadores que oferecem já cotações “all-in” e outros que em vez da BAF aplicam a EBS (Emergency Bunkar Surcharge), mais baixa.