A Baleària testou com sucesso, em Valência, um sistema de abastecimento de GNL a um navio a partir de vários camiões em simultâneo.

O bunkering de GNL de alta eficiência recorre ao sistema Multi Truck to Ship (MTTS), em que vários camiões-tanques operam ao mesmo tempo para abastecer um mesmo navio. Após testar a tecnologia com sucesso, a Baleària usará o sistema numa base diária.

O fornecimento simultâneo de um navio por vários veículos é, naturalmente, mais rápido que o método usual, conhecido como Truck To Ship (TTS), no qual um único tanque pode abastecer o navio de cada vez, a uma velocidade entre 30 e 50 m3/hora.

No teste ao sistema MTTS, realizado a 29 de Dezembro, o GNL foi fornecido ao navio Hypatia de Alejandría, que cobre a rota entre Valência, Ibiza e Palma. A velocidade de transferência com este sistema varia entre 80 e 120 m3/hora, dependendo das características de bombeamento dos tanques. Neste teste, foram utilizados dois tanques simultâneos, com uma taxa de transferência de 95 m3/hora, o que permitiu o abastecimento em 55 minutos.

A Baleària já havia realizado, em Novembro passado, o primeiro abastecimento de GNL com sistema MTTS em Espanha, então no porto de Huelva.

 

 

Comments are closed.