A Baleària será, a partir de Junho, a primeira companhia do mundo com o certificado de Covid-19 safe concedido pela Bureau Veritas. anunciou a companhia.
O nível Excellence do “carimbo” Global Safe Site Covid-19 certifica que os 16 navios da Baleària (12 em operação e quatro prestes a serem alinhados) e os terminais que a companhia explora em Valência e Dénia implementam procedimentos específicos, planos de limpeza, medidas organizacionais e de protecção individual para evitar a Covid-19.
O certificado garantirá que a Baleària vai além das directrizes do Ministério da Saúde de Espanha e da Organização Mundial da Saúde.
Para efeitos da certificação, serão recolhidas amostras nos 12 navios e dois terminais, num total de 19 análises, que serão repetidas uma vez por mês a bordo de dois navios e num dos terminais.
Quanto às medidas de protecção individual, a auditoria verificará sistematicamente as disposições de higiene pessoal e de distanciamento social, o manuseamento dos equipamentos de protecção individual e a identificação de trabalhadores vulneráveis, entre outros elementos. Em termos de medidas organizacionais, os aspectos a serem analisados incluem a limpeza e desinfecção periódicas, a redução da capacidade, chegadas e partidas desfasadas e medidas para lidar com infecções ou casos suspeitos. Por fim, a inspecção cobrirá a limpeza e desinfecção das instalações, a adaptação de espaços e os planos de renovação de ar.
“As viagens marítimas são mais capazes do que qualquer outra opção de garantir a segurança, já que os grandes espaços disponíveis a bordo permitem manter a distância entre os passageiros”, destaca, citado em comunicado, opresidente da Baleària, Adolfo Utor.
“Na Baleària, estamos a trabalhar para aumentar o nível inerente de segurança deste meio de transporte e a certificação do Bureau Veritas fornecerá uma garantia de que os nossos navios são o meio de viagem mais fiável”, acrescenta.