A Baleària dispõe agora de um segundo “fast ferry” a GNL, o Margarita Salas, versão melhorada do Eleanor Roosevelt, apresentado como o primeiro do seu tipo no mundo.
Ao cabo de mais de dois anos de trabalhos e 126 milhões de euros de investimento, os Astilleros Armón entregaram à Baleària o “fast ferry” Margarita Salas, um “fast ferry” dual fuel a GNL.
Com 123 metros de comprimento e 28 metros de boca, o novo navio distingue-se do seu irmão mais velho, desde logo, por um acréscimo de cerca de 10% de potência disponibilizada pelos seus quatro motores, que lhe permitem uma velocidade de serviço de 35 nós.
O navio, que operará entre Barcelona e as ilhas Baleares, tem capacidade para transportar 1 200 passageiros e 425 veículos. A sua autonomia é de 400 milhas exclusivamente a GNL e de 1 000 milhas com a combinação dos combustíveis.
Quando atracado, o Margarita Salas pode ser abastecido de energia a partir de terra.
A Baleària dispõe agora de uma frota de 11 navios a GNL (entre novos e convertidos), num investimento global de cerca de 500 milhões de euros que contou com o co-financiamento da União Europeia.
Uma curiosidade: o Margarita Salas é a milésima construção dos Astilleros Armón.