O Baltic Dry Index (BDI) atingiu anteontem novo mínimo histórico ao cair para 484 pontos, ficando abaixo dos 500 pontos pela segunda vez em poucas semanas. No dia 20 de Novembro, o índice tinha atingido 498 pontos.

Capesize - Graneleiro

Antes destas quebras, o patamar mínimo do Índice era de 554 pontos e tinha quase 30 anos. Aquele valor foi atingido por quatro vezes, a 31 de Julho e entre 4 e 6 de Agosto de 1986, altura em que o BDI ainda se designava de Baltic Freight Index.

O mercado dos Capesize continua a mostrar sinais de preocupação e o Baltic Cape Index caiu 99 pontos, para 623 pontos. No mercado spot, as tarifas Cape TCA atingiram 5 514 dólares (5 018 euros), caindo 827 dólares (753 euros).

A Rio Tinto anunciou entretanto ter contratado três navios Cape no mercado spot para transportarem cargas de 170 000 toneladas de minério de ferro, de Dampier para Qingdao, a um preço de 3,65 dólares (3,32 euros) por toneladas. A 20 de Novembro, cargas semelhantes foram transportadas entre Port Hedland e Qingdao a 4,05 dólares (3,68 euros) a tonelada.

A semana passada o preço do minério de ferro caiu para 37 dólares (33,7 euros) a  tonelada, o valor mais baixo desde 2008. A fraca procura da China, o maior consumidor mundial da matéria-prima, justifica a baixa.

 

Comments are closed.