Para transformarem Barajas na placa giratória das cargas perecíveis entre a América Latina e a Europa, a AENA e a Iberia Cargo vão investir 100 milhões de euros num novo terminal no aeroporto de Madrid.
O novo terminal de carga ocupará uma área de 90 mil metros quadrados (cerca de 40% mais que o actual) e terá 39 mil metros quadrados (mais do dobro do actual), junto ao terminal T4 (o actual dista cerca de 11 quilómetros).
O investimento hoje contratado será suportado pela Iberia (60 milhões de euros) e pela AENA (40 milhões de euros). A infra-estrutura deverá estar operacional em 2015. As previsões apontam para que o movimento de cargas da Iberia em Barajas triplique entre 2015 e 2030 comparativamente com os volumes movimentados no ano passado.
Com o novo terminal a Iberia aposta em conquistar uma quota de mercado de 10% nas exportações de perecíveis da América Latina para a Europa. Em causa estão tráfegos de frutas, legumes, flores, pescado e carne.
Para além de ser maior e mais moderno, o novo terminal de carga de Barajas terá a vantagem fundamental de situar-se próximo do terminal T4. Actualmente, para preservar a cadeia de frio dos produtos frescos, a Iberia recorre a uma frota de seis camiões frigoríficos que fazem o vai-vem entre o terminal T4 e o terminal de carga. Mas no Verão, com as altas temperaturas de Madrid, o percurso de 11 quilómetros é demasiado.
No ano passado o movimento de carga no aeroporto de Madrid cresceu cerca de 23%, em boa parte devido à actividade da Iberia.
A operação do novo terminal de carga permitirá a criação de 400 postos de trabalho directos e cerca de mil indirectos, de acordo com os promotores.