O Royal Caribbean Group e a Cruise Terminals International vão construir e explorar o novo terminal de cruzeiros de Barcelona.
A Catalonia Cruise Terminal G, assim foi baptizada a jont-venture, foi hoje declarada vencedora do concurso promovido pela Autoridade Portuária de Barcelona para o desenvolvimento do Terminal G, o terminal de cruzeiros previso para o molhe de Adossat.
A Royal Caribbean e a Cruise Terminals International apresentaram a única proposta, mas a administração portuária garantiu, em comunicado, tratar-se de uma excelente proposta.
Os promotores propõem-se investir mais de 85 milhões de euros na nova infra-estrutura, que deverá estar operacional na Primavera de 2027, na prática substituindo o terminal Sul do World Trade Centre, que encerrará em 2026.
O novo terminal ocupará uma área de 54 mil metros quadrados e disporá de uma frente de cais de 45 metros, o que lhe permitirá receber navios de até 400 metros de compromento.
O novo terminal apostará sobretudo nas operações de turnaround, em linha com as pretensões da cidade catalã de captar mais valor do tráfego de passageiros.
Molhe Catalunha é o próximo investimento
Este será o último terminal a ser construído no molhe de Adossat. Entretanto, também hoje a administração portuária de Barcelona deliberou o início do processo de licitação para a construção de uma zona marítima de quebra-mar, que formará o primeiro recinto onde será construído o futuro molhe da Catalunha, que ficará localizado no extremo Sul do porto.
O quebra-mar delimitará uma área de 44,7 hectares entre o molhe Sul e o molhe Prat, com profundidade de até 16 metros, que será aterrada, primeiro passo para a construção do molhe da Catalunha, onde se prevê concentrar o tráfego de contentores e a actividade associada ao molhe de Prat, onde já funciona o terminal BEST e onde se concentrará a maior parte da nova infra-estrutura ferroviária.
O preço base do concurso é de 94 milhões de euros, e o prazo de execução é de 27 meses.