O tráfego de contentores está a alimentar o crescimento dos portos espanhóis. Em Barcelona, os movimentos de transhipment cresceram mais de 47% até Maio.
Nos primeiros cinco meses de 2024, o movimento de contentores nos portos espanhóis cresceu cerca de 800 mil TEU (12%), para a casa dos 7,5 milhões de TEU. Os contentores de transhipment cresceram em redor de 700 mil TEU (19%), para cerca dos 4,1 milhões.
As estatísticas da Puertos del Estado confirmam o impacto que a crise do Mar do Vermelho está a ter nos portos do país vizinho, ao ponto de colocar as principais infra-estruturas sob grande tensão. É esse o caso de Barcelona, que entre Janeiro e Maio viu o movimento de contentores cresceu 23%, em termos homólogos, até 1,6 milhões de TEU, com os contentores de transhipment a serem 776 mil TEU, a subirem 47,3%.
Em Valência, o maior porto no tráfego de contentores, os movimentos aumentaram 12,5% para 2,2 milhões de TEU, enquanto em Algeciras avançaram uns mais modestos 3,6% para a casa dos dois milhões.
Em tonelagem, a carga contentorizada foi, naturalmente, a principal responsável pelo crescimento dos números dos portos espanhóis no acumulado até ao final de Maio: contribuiu com 7,5 milhões de toneladas para um ganho global de 7,7 milhões.
No período em análise, a carga contentorizada cresceu 10,2% e atingiu os 81,1 milhões de toneladas, tornando-se o principal agregado. Os granéis líquidos subiram 3,6% para 77 milhões de toneladas, a carga geral fraccionada avançu 3,3% para 36,7 milhões e os granéis sólidos recuaram 9,4% para 35,1 milhões.
Entre os principais portos, Algeciras totalizou 42 milhões de toneladas (mais 2,5% em termos homólogos), Valência contou 33,8 milhões (mais 5,9%) e Barcelona 28,6 milhões (mais 8,4%).