A Autoridade Portuária de Barcelona (APB) já deu “luz verde” à entrada da MSC na estrutura accionista do BEST, o maior terminal de contentores do porto catalão, mas impôs condições.
Ao cabo de um ano de negociações, APB e MSC chegaram a acordo sobre o negócio de compra pela TiL de 50% da Tercat, concessionária do BEST, à Hutchison Ports, anunciou, em conferência de imprensa, o presidente do porto catalão.
A partir daqui ficará a faltar apenas o acordo das autoridades europeias da Concorrência para a concretização do negócio, anunciado em meados do ano passado.
De acordo com o presidente da APB, entre as condições impostas para validar o negócio, está a manutenção do BEST como um terminal de serviço público, aberto a todos os clientes e com a prestação de serviços sujeita a regras objectivas e transparentes. Acresce que a tomada de decisões não poderá ficar bloqueada pelo facto de os dois accionistas deterem 50%.
O BEST é o maior terminal de contentores de Barcelona. A MSC é o maior cliente do BEST e do porto na movimentação de contentores.
A gestão do terminal manter-se-á na esfera da Hutchison Ports. Mas a situação poderá mudar caso sempre avance a compra dos activos portuários não chineses da Hutchison Ports pelo consórcio MSC/BlackRock.
Com a entrada iminente em Barcelona, a MSC (através da TiL) reforçará a sua posição na Península Ibérica, onde já está em Valência (com uma ampliação em curso para a casa dos cinco milhões de TEU) e em Sines (onde é parceira da PSA, e onde continua a expansão para a casa dos quatro milhões de TEU).