O Terminal de Contentores de Miranda de Ebro (TCM), em Burgos, Espanha, foi ontem inaugurado com a chegada do primeiro comboio proveniente do porto de Barcelona.

Comboio liga Miranda de Ebro a Barcelona

O comboio, comercializado pela Sinergy, grupo Hutchison, chegou ao TCM cerca do meio dia e regressará amanhã, quinta-feira, ao porto catalão.

Com este serviço ferroviário, o TCM indica oferecer uma ligação “directa, rentável e sustentável” entre o Noroeste peninsular e o porto do Mediterrrâneo. A principal vantagem é em termos de transit time. A viagem entre Miranda de Ebro e Barcelona demora cerca de oito horas, ao passo que a opção actual para enviar/receber cargas através do porto de Bilbau com transhipment em Roterdão pode demorar uns 15 dias.

Para já, o terminal de Miranda de Ebro dispõe de apenas uma linha de 700 metros de comprimento e uma área de 20 mil metros quadrados para as operações de carga e descarga, tanto de camiões como de comboios, e depósito de contentores.  Estão, além disso, operacionais duas naves, uma de 4 500 metros quadrados para armazenamento e outra de 1 900 metros para reparação de contentores.

As obras do TMC começaram a 22 de Fevereiro. A primeira fase agora concluída representou um investimento de cerca de quatro milhões de euros. Numa segunda fase do projecto, serão desenvolvidos trabalhos para expandir toda a área de operações e a construção dos restantes dois ramais, cada um com 700 metros.

 

 

 

 

 

 

 

Este artigo tem1 comentário

  1. O porto de Barcelona para além de crescer contentores, ao contrário do terminal XXI de Sines, inaugura a expansão ao contrário do porto alentejano, por culpa exclusiva da MINISTRA DO MAR E 1º MINISTRO !!