O terminal de contentores BEST, da Hutchison Ports, será o primeiro do porto de Barcelona a fornecer energia eléctrica aos navios atracados.
A Autoridade Portuária de Barcelona acaba de lançar o concurso para a execução do projecto e a operação dos postos de abastecimento eléctrico aos navios portas-contentores no terminal BEST.
O investimento previsto é de perto de seis milhões de euros, sendo que o investimento global estimado para o fornecimento de energia eléctrica aos navios a partir de terra em todo o porto catalão ascende a cerca de 90 milhões de euros.
O fornecimento de energia eléctrica aos navios atracados (dispensando a queima de combustível pelos motores de bordo) é uma das peças-chave do plano do porto de Barcelona para reduzir em 50% as emissões de CO2 das operações portuárias até 2030 e atingir a neutralidade carbónica em 2050.
Para garantir a necessária energia, a Red Eléctrica construirá uma subestação de 220 kV na Ronda Litoral, junto ao perímetro portuária.
No mês passado, a Hutchison Ports BEST anunciou a intenção de ser o terminal mais “verde” em todo o Mediterrâneo, com a utilização de 100% de electricidade proveniente de fontes renováveis já a partir do corrente ano.
E o porto de Sines também vai, mais 1 vez, perder esta corrida para os3 portos espanhóis e Tanger Med ? è que nos últimos anos, por culpa exclusiva de Ana Paula Vitorino já perdeu para estes 4 portos a corrida dos TEUS, andamos sempre atrasados por incompetência política de governantes que pouco fazem para aumentar nossa competitividade nos portos portugueses (Sines, Setúbal, Lisboa e Leixões), acessibilidades ferroviárias e agora este assinto da eletrificação nos fornecimentos aos porta-contentores, alguns deles os maiores do mundo em Sines.