A partir de amanhã, sábado, o Barcelyon Express, que liga o porto de Barcelona a Lyon, terá três ligações semanais em ambos os sentidos. Um aumento de 50% na oferta para corresponder à subida de 150% na procura.
Até aqui, e desde que foi criado em Fevereiro de 2009, o Barcelyon Express oferecia apenas duas ligações semanais. No primeiro ano completo de actividade foram transportados 2 428 contentores (mais 133% que em 2009, embora os números não fossem directamente comparáveis). Agora, em 2011, no primeiro trimestre, foram movimentados 1 458 contentores, uma subida homóloga de 150%.
Neste arranque de ano a procura foi certamente potenciada pela inauguração, em Dezembro passado, da ligação em bitola europeia entre o porto de Barcelona e a fronteira francesa, que permitiu cortar seis horas no tempo de viagem.
Actualmente os comboios do Barcelyon Express têm até 630 metros de comprimento e podem contar até 30 vagões.
O Barcelyon Express é uma iniciativa conjunta do Porto de Barcelona, da Renfe Mercancias e da Naviland Cargo (filial da SNCF). Os três promotores têm já em fase adiantada de estudo um novo serviço entre Barcelona e Toulouse, que deverá ser lançado a curto prazo.