O Grupo Barraqueiro pretende vir a operar um serviço ferroviário de passageiros entre Braga e Faro. A notícia faz a manchete da Economia do “Expresso” de hoje.
O “pontapé de saída” do processo administrativo será dado já na próxima segunda-feira, quando o Grupo Barraqueiro apresentará no IMT o pedido de licença de operador ferroviário.
O projecto do grupo de Humberto Pedrosa aponta para o arranque das operações dentro de três a quatro anos. O serviço, ao longo do eixo Norte-Sul, ligará Braga a Faro, com paragens intermédias em Porto e Lisboa.
O investimento estimado para uma primeira fase situa-se entre os 250 e os 300 milhões de euros, com o grosso da factura a ser relativa à aquisição dos comboios. Para fazer face ao investimento, a entrada de mais parceiros é uma possibilidade, sendo que Humberto Pedrosa quererá deter a posição maioritaria.
“A lógica é alargar a rede de transportes do grupo. Em face do processo de liberalização europeu, entendemos que é uma oportunidade de entrar de forma mais profunda no sistema ferroviário”, disse ao “Expresso”, Alberto Castanho Ribeiro, gestor do grupo Barraqueiro.
Castanheiro Ribeiro, recorde-se, foi gestor da CP e esteve na origem do processo da Alta Velocidade em Portugal.
A oferta pensada pelo Grupo Barraqueiro combinará o autocarro e o comboio, numa lógica de complementaridade e de aumento da área de influência do serviço ferroviário.
O Grupo Barraqueiro já detém vasta experiência no sector ferroviário em Portugal, com a operação da Fertagus e, na mobilidade urbana, com o Metro do Porto e a Metro Sul do Tejo. O grupo é o maior operador de transporte rodoviário de passageiros e, como é sabido, o seu líder detém uma participação no capital da TAP.
Excelente notícia que podia ser ainda melhor se a MEDWAY se juntasse ao grupo Barraqueiro para salvarem a rede ferroviária Nacional porque com o Comunista Pedro Nuno Santos, que acaba de bloquear a ampliação dos dois terminais do porto de Leixões, temos que ir pensando em chamar de novo o FMI para salvar de nova falência. Eu lembro que este é o Ministro que nem sequer é capaz de construir o NAL e nem sequer autoriza a DHL a construir novo HUB de carga aérea em Lisboa quando todas as capitais europeias já o têm e Madrid alem de já ter 2 ainda vai receber outro da AMAZON, passando a 3 HUBS de carga aérea, a vergonha Nacional de A Costa continua, incrivel !