Um grupo de trabalho vai estudar uma nova localização para o terminal de contentores do Barreiro, depois de o Porto de Lisboa ter desistido do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da localização inicialmente proposta.
A decisão de suspender o processo do terminal de contentores da Margem Sul terá a ver com as objecções da Câmara do Barreiro – das maiores defensoras da construção da infra-estrutura – à localização prevista, em especial para a fase 2, de expansão, pelos “impactos paisagísticos, culturais e sociais negativos que gera na vivência das populações com o rio”, cita o “Público”.
Ou seja, se a ideia de transferir o movimento de mercadorias, e em particular dos contentores, da margem direita do Tejo para a margem esquerda era justificada, em boa medida, pelo impacte das caixas na paisagem de Lisboa, também os barreirenses não parecem dispostos a ficar emparedados por contentores.
Na prática, a Câmara do Barreiro continua a querer o terminal, mas nos terrenos do antigo Quimiparque, longe da frente ribeirinha de fruição urbana. “Não é mais do que fazer ‘deslizar’ a frente de cais umas centenas de metros”, explica o vereador do Planeamento, citado pelo Público.
A partir daqui, o processo volta quase à casa de partida, com o novo grupo de trabalho tripartido – APL, Câmara do Barreiro e Ministério do Mar – a terem de decidiu uma nova localização, que fará depois todo o caminho da avaliação ambiental.
“Se for preciso adiar o projecto seis meses, um ano, não vem nenhum mal ao mundo. Até porque, neste momento, a capacidade está coberta por outros portos”, afirmou a propósitto Ana Paula Vitorino, ao “Expresso”, no final de Agosto.
O novo terminal de contentores do Barreiro, e o projecto de base logístico a ele associado, é uma das jóias ao Plano Estratégico para o Aumento da Competitividade Portuária.
É a última de múltiplas provas da maior das incompetências da Ministra do Mar, a Senhora não faz a mínima ideia do que faz, o que não é nenhuma novidade lol porque enquanto enquanto foi sec estado nada fez lol imagine-se como Minista é o delírio total à imagem do primeiro ministro as esquerdas só metem água e só gastam o nosso dinheiros dos contribuintes é grande a tristeza, quanto mais prometem mais mentem, vou dar exemplos : Ela prometeu renegociar as concessões privadas dos terminais contentores e já passaram 2 anos e só renegociou 1 concessão lol (mentira ? anedota ? infelizmente é a pura da verdade e da tristeza !) as esquerdas só desgovernam assim nada fazem lol maximizam a produtividade mas ao contrário, com sinal negativo, em vez de positivo vá-se embora lol
A Srª Ministra vai ao ponto de de dizer que lhe é indiferente esperar +- 6 meses e duplicar custos dos estudos de impacto ambiental porque Nós os bons contribuintes estamos cá para pagar como fez o MINISTRO JAMAIS LINO no tempo do falso engº Sócrates, “o povo que pague” a incompetência !, enquanto uns brincam aos terminais os outros vão agradecendo e sorrindo, como Sines que agradece !