Quarta-feira, Setembro 27, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Baterias da Transtejo têm novo financiamento

por T&N
09/06/2023
em Mobilidade
1
Transtejo: primeiros ferries eléctricos chegam até Junho
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

As baterias eléctricas dos novos ferries da Transtejo serão pagas com recurso a crédito e pelo Fundo Ambiental. O investimento mantém-se nos 16 milhões de euros.

Já foi publicada em Diário da República a portaria que actualiza a repartição dos encargos plurianuais relativos à aqusição das baterias para os dez ferries eléctricos da Transtejo. Prevê-se agora um dispêndio de 6,95 milhões de euros ainda este ano, e dos restantes 10,05 milhões de euros em 2024.

O reescalonamento decorre do atraso na compra das baterias, motivado pela recusa do Tribunal de Contas em conceder o visto ao ajuste directo para a compra das baterias.

Um concurso para o fornecimento das baterias está prometido para muito em breve, não sendo seguro que ainda se vá a tempo de equipar com as baterias os ferries que deverão ser entregues até ao final, do ano.

A novidade da portaria agora publicada resulta, antes, da alteração das fontes de investimento do financiamento, Se até aqui os 16 milhões de euros seriam suportados “por receitas próprias a inscrever no orçamento da Transtejo” e pelo POSEUR (6,8 milhões de euros), agora prevê-se que o Fundo Ambiental substitua o POSEUR e que os restantes 9,2 milhões de euros sejam “de verbas provenientes de financiamento a contratar”.

Ainda assim, e resolvida que esteja a questão da compra das baterias, faltará ainda garantir a sua manutenção por um período de dez anos.

Inicialmente, esse encargo estava incluído no processo de fornecimento das baterias, por um valor global de dez milhões de euros. Mas entretanto, o aumento dos custos levou a aumentar o valor do investimento, de dez para 16 milhões de euros (+IVA), retirando-lhe a componente da manutenção.

Os dez novos ferries da Transtejo foram contratados por 52,4 milhões de euros, as estações de carregamento por 14,4 milhões, e agora espera-se que as baterias eléctricas custem 16 milhões.

Notícias Relacionadas

Baterias da Transtejo atraem só dois candidatos
Mobilidade

Transtejo adia ferries eléctricos para o segundo semestre de 2024

18/09/2023
Baterias da Transtejo atraem só dois candidatos
Mobilidade

Baterias da Transtejo atraem só dois candidatos

09/08/2023
Transtejo já “treinou” no ferry eléctrico
Mobilidade

Transtejo lança concurso para as baterias

12/06/2023
A seguir
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Açores com recorde nos cruzeiros

Comentários 1

  1. luis pereira says:
    4 meses atrás

    Antiga presidente da transtejo / soflusa era protegida por PNS e pelo Galambão, que vergonha na presidencia do porto de Lisboa fez 0000 !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Carris vai investir 170 milhões em frota

Carris vai investir 170 milhões em frota

22/09/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Açores esperam 58 cruzeiros até final do ano

22/09/2023
Renfe Mercancías perdeu 20,9 milhões até Junho

Espanha incentiva ferrovia com 26 milhões

22/09/2023
UNIR é a nova marca dos transportes na AMP

AM Porto adia arranque da UNIR para Dezembro

22/09/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist