O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar com 140 milhões de euros o plano de expansão do porto do Pireu.

A primeira tranche de 100 milhões de euros do empréstimo de 20 anos concedido pelo BEI já foi acordada, sendo os 40 milhões remanescentes entregues à medida que a expansão do Pireu avance.

O financiamento do BEI é avalizado pelo Exports – Imports Bank of China. Este é o maior empréstimo da instituição financeira europeia para investimentos portuários na Grécia.

A chinesa COSCO tem uma posição maioritária no maior porto da Grécia e um dos maiores do Mediterrâneo. O grupo asiático tem em curso um plano de modernização do Pireu orçado em mais de 600 milhões de euros. O acordo de financiamento foi assinado ontem, em Atenas.

“A Grécia congratula-se com o apoio do BEI à transformação no porto de Pireu. O BEI tem apoiado infra-estruturas estratégicas na Grécia há mais de 50 anos e tem experiência técnica e financeira únicas no financiamento de portos líderes na Europa e no mundo”, afirmou, na cerimónia, o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis.

“A expansão do porto de Pireu fortalecerá as ligações entre a Grécia e o resto do mundo e garantirá que a Grécia beneficie de um hub logístico-marítimo de classe mundial. O BEI tem o prazer de conceder um empréstimo de longo prazo de 20 anos para o principal centro marítimo da Grécia e o principal porto do Mediterrâneo. O apoio do BEI reflecte os benefícios económicos a serem desbloqueados nos próximos anos e a importância de garantir ligações de transporte competitivas para a Grécia e o Sudeste da Europa”, afirmou, por seu turno, o vice-presidente do BEI, Andrew McDowell.

“Investimentos recentes mostraram como o investimento no porto de Pireu pode apoiar o crescimento económico e beneficiar a Grécia. A confirmação do apoio do BEI reflecte os amplos benefícios a serem desbloqueados pelo maior programa de investimentos da história do Porto do Pireu”, afirmou, por seu turno, o presidente da Autoridade Portuária do Pireu, Yu Zenggang.

 

 

 

Tags:

Comments are closed.