A CP aposta na reabertura da Linha da Beira até ao final de Dezembro. O concurso para a contratação de transportes alternativos termina a 31 de Dezembro, sem prolongamento.
A circulação na Linha da Beira Alta está interrompida desde 19 de Abril, mas só hoje a CP lançou o concurso público internacional para a prestação dos serviços de transporte rodoviário de substituição, e só a partir de 1 de Setembro.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, o contrato, no valor de 1,8 milhões de euros. iniciar-se-á a 1 de Setembro e terminará a 31 de Dezembro, não se prevendo a sua renovação / prolongamento.
As ligações rodoviárias alternativas operarão nos troços da Linha da Beira Ala Coimbra / Guarda / Coimbra, Mangualde / Coimbra / Mangualde e Guarda / Vilar Formoso / Guarda.
O fecho da Linha da Beira Alta, por um período estimado de nove meses, foi justificado pela Infraestruturas de Portugal, em Abril passado, com a “elevada complexidade” dos trabalhos, que impossibilitaria manter a “circulação ferroviária, mesmo que de forma condicionada”.
Com a modernização integral da linha (cujos trabalhos se prolongarão para além da reabertura à circulação), a IP anuncia a duplicação da capacidade de movimentação de carga, com o aumento dos comboios, de 500 para 750 metros (que, na prática, deverão ser de apenas cerca de 600 metros) e o aumento das frequências possíveis e poupanças significativas em custos e em emissões poluentes.