Foi hoje consignada a modernização do troço Pampilhosa – Santa Comba Dão, da Linha da Beira Alta, informou a Infraestruturas de Portugal.
Estas obras na Linha da Beira Alta representam mais um investimento de 74,7 milhões de euros e demorarão 810 dias.
Os trabalhos agora consignados incluem, na Linha da Beira Alta, a modernização de um troço de 34 quilómetros, entre Pampilhosa e Santa Comba Dão, nomeadamente com a renovação integral da super-estrutura e a colocação de travessas polivalentes, a ampliação da estação de Mortágua para poder receber comboios de 750 metros, a supressão de passagens de nível, o reforço de túneis e pontes, etc..
No relativo à Concordância da Mealhada, visa-se a construção de uma ligação directa entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, a Norte da estação da Pampilhosa, com uma extensão de 3,2 quilómetros, que permitirá que os tráfegos provenientes do Norte e com destino à Beira Alta deixem de ter de ir à Pampilhosa para inversão de marcha.
A modernização da Linha da Beira Alta aumentará a capacidade da principal ligação ferroviária à Europa, dos actuais 14 comboios de 500 metros /dia para 25 comboios de 750 metros /dia, segundo a IP.
O investimento total previsto é de 560 milhões de euros, dos quais 376 milhões virão de Bruxelas.
