O tempo de carregamento dos navios de transporte de carvão no porto da Beira (Moçambique) caiu de 35 para dois dias apenas, avança o “Notícias” do Maputo.
A melhoria drástica é resultado da instalação de um terminal provisório de carvão, equipado com um tapete rolante. O primeiro carregamento utilizando o novo equipamento aconteceu no final de Fevereiro, e desde então já foram ali operados 14 navios, que carregaram entre 30 mil e 35 mil toneladas cada.
Actualmente o terminal apenas pode receber navios de até 35 mil toneladas, mas espera-se que entre Setembro e Outubro próximos possam demandar o porto navios de até 70 mil toneladas.
O terminal provisório de carvão do porto da Beira tem capacidade para processar seis milhões de toneladas por ano. Este ano deverá processar cinco milhões de toneladas, dos quais quatro milhões da Vale Moçambique e o restante milhão do grupo Rio Tinto, que já colocou no porto os primeiros dois comboios carregados de mineral.
Citado pelo “Notícias”, o director executivo da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique -Centro, Cândido Jone, disse estarem a decorrer negociações em fase bastante avançada para o financiamento das obras do futuro terminal de carvão, a ficar localizado na região norte do porto da Beira.