Beja e Alverca são mais duas localizações possíveis para o Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) que serão estudadas pela Comissão Técnica Independente (CTI). Mas poderão haver ainda mais.
São já sete as possíveis localizações para o futuro aeroporto de Lisboa. Depois de Portela + Montijo, de Montijo + Portela e de Alcochete, a que entretanto se juntaram Portela + Santarém e Santarém, surgem agora as possibilidades de Alverca e de Beja (presume-se que Portela + Beja).
Os dois “reforços” foram avançados à “Lusa” por Rosário Macário, uma das seis coordenadoras técnicas da CTI nomeada pelo Governo (em acordo com o PSD) para estudar a futura localização do novo aeroporto da capital.
Segundo a professora do “Técnico” de Lisboa, as candidaturas de Alverca e Beja foram propostas à CTI , que poderá receber ainda mais. “Neste momento, estamos abertos para receber propostas de entidades ou de grupos com interesse em colocar propostas de desenvolvimento e que iremos analisar. Numa primeira fase, analisamos todas com um conjunto de critérios, depois o resultado dessa primeira fase será ficarmos com um número reduzido de alternativas que serão depois avaliadas com maior profundidade”, disse a especialista em Planeamento e Operação de Sistemas de Transportes, citada pela “Lusa”.
As próximas semanas serão o prazo-limite para a apresentação de propostas, uma vez que, adiantou Rosário Macário, “até final de Março, nós iremos fazer a primeira avaliação e, portanto, a primeira fase vai terminar em Abril e a partir de Abril não haverá mais propostas”.
Novembro é o prazo fiado pelo Governo para a apresentação das conclusões da CTI.
A Comissão Técnica “Independente” sabe pois que Beja não é uma nova entrada mas sim a solução acertada que por motivos políticos e de interesses acessórios não merece ser considerada.