A Bélgica iniciará a 1 de Abril a cobrança de ecotaxas rodoviárias aos pesados. Ao que parece, os transportadores estão a preparar-se a tempo, pelo que não deverá haver atrasos.

Portagens - Bélgica

Cerca de 140 mil veículos já têm instalado o dispositivo electrónico de bordo (o OBU, de “On Board Unit”) para pagamento electrónico das portagens para pesados nas estradas da Bélgica. De acordo com a concessionária Viapass, já foram registados 139 211 dispositivos, estando, além disso, encomendadas 100 105 unidades e já foram entregues (mas não instaladas) outras 80 714 unidades.

Os aparelhos são comercializados por uma única empresa, a Satellic (grupo Deutsche Telekom), devendo os transportadores efectuar um depósito prévio de 135 euros. A Viapass avisa os empresários para procederem sem demoras à encomenda e registo dos OBU para evitarem demoras desnecessárias.

Segundo a empresa, demora dois a cinco dias úteis entre o momento em que se faz a reserva e a entrega do dispositivo. Este prazo pode, no entanto, chegar a dez dias, dependendo da forma de pagamento.

A partir de 1 de Abril, os camiões com mais de 3,5 toneladas, nacionais ou estrangeiros, que usem as infra-estruturas rodoviárias da Bélgica sem OBU arriscam a pagar uma multa. O valor da coima pode atingir mil euros.

 » Bélgica cobrará portagens aos pesados em Abril de 2016

Comments are closed.