Depois da Alemanha, a Bélgica prepara-se para iniciar os testes de circulação dos EuroCombi nas suas estradas.
O novo secretário de Estado da Mobilidade deu seguimento ao trabalho do seu antecessor e rubricou a legislação que autorizará a circulação dos conjuntos rodoviários de 25,25 metros na Bélgica.
O próximo passo será a publicação no Jornal Oficial, após o que cada região belga deverá pronunciar-se sobre a realização dos testes de circulação no respectivo território.
Ao que tudo indica, a região da Flandres poderá tomar a dianteira do processo, na sequência de uma auscultação aos transportadores sobre os itinerários em que serão autorizados os textos. Foram sugeridos 148 mas aprovados apenas seis. E mesmo aí a circulação estará sujeita a condições, relativas nomeadamente à segurança rodoviária.
Até que os primeiros EuroCombi possam, de facto, circular haverá ainda que alterar a legislação flamenga e instalar o serviço que gerirá a concessão das autorizações para a circulação dos mega-camiões.
Os mais optimistas acreditam que tudo estará pronto, e que os testes iniciar-se-ão ainda antes do final do ano corrente.
A Alemanha também autorizou há pouco as experiências com os EuroCombi, mas até ao momento a adesão dos transportadores tem sido reduzidíssima.