António Belmar da Costa, presidente da ECASBA, foi nomeado membro do Forum Europeu dos Portos, de iniciativa da Comissão Europeia.

Belmar da Costa

A nomeação foi decidida na sequência da candidatura apresentada pelo “braço” europeu da FONASBA, e considerou as “relevantes competências e experiência” da ECASBA e a “competência e experiência do representante proposto”, de acordo com a comunicação da DG-MOVE.

O Forum Europeu dos Portos foi criado para promover a troca de informações, aconselhar na definição das políticas portuárias – ao nível europeu e dos estados-membros -, apoiar a Comissão e os estados-membros na implementação das novas políticas e monitorizar as políticas e os instrumentos já existentes para o sector.

Entre as prioridades anunciadas constam as ligações dos portos ao hinterland, o financiamento, os tarifários, a simplificação de procedimentos, a integração dos portos nos meios urbanos, a inovação, a redução dos impactes ambientais, as concessões e a liberdade de estabelecimento, a transição energética, etc., etc..

A composição do Forum está limitada a 60 membros. A nomeação dos membros é da responsabilidade da DG-MOVE, na sequência das candidaturas apresentadas pelas entidades interessadas, e tendo em conta, como se viu, a relevância de tais entidades e dos seus representantes.

A primeira reunião do Forum Europeu dos Portos deverá acontecer ainda no corrente ano.

 

Comments are closed.